Seguidores

Acompanhe-me nas Redes Sociais


Gostaste? Então, (com)partilha nas Redes Sociais

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pragas Na Internet – Ladrão Virtual


Imagem encontrada neste site.

Ultimamente, tem sido muito comum os novos escritores, escritores do século XXI serem vítimas de roubo pela Internet. Os novos escritores são os blogueiros, são pessoas que escrevem as suas obras em blogs para as divulgarem.

Umas vezes estas obras estão registadas e estão também publicadas nos seus livros, outros publicam no blog para verem a reacção do público. Tudo o que um escritor moderno precisa é de extravasar a sua alma e dar um pouco de si mesmo ao seus leitores, pois sem eles o novo escritor não existe. As suas obras são o seu presente para quem o lê e para quem o segue.

No entanto, na vida tudo tem o seu lado negativo e a Internet, infelizmente não é excepção. Como se não bastassem os vírus e os hackers, também existe outra praga que pode trazer-nos muitas dores de cabeça: os Plagiadores.

Os plagiadores são aquelas pessoas que lêem algo que gostam, copiam e colam nos seus perfis nas redes sociais, ou enviam por e-mail, ou publicam nos seus blogs sem revelarem a fonte. Além de mostrarem a sua falta de carácter, também revelam covardia, falta de originalidade e preguiça! Sim, preguiça porque não só não se dão ao trabalho de revelar a fonte, como também não se dão ao trabalho de pensar, sentir e escrever algo seu!

Este tipo de ladrão virtual, muitas vezes não tem má intensão e nem sabe que está a roubar. Ele apenas usa aquele texto, porque achou bonito. Outros alteram o texto a seu belo prazer, porque acham que fica melhor daquela maneira. Outros há também que o fazem por má fé. É má fé ou não, saber que se deve revelar a fonte e não o fazer deliberadamente?

É má fé ou não, ser contactado pelo autor e este identificar-se como tal, pedindo ao plagiador para retirar a sua obra, ou para revelar a fonte e o plagiador ignorar completamente o autor?

É sim, este plagiador é um ladrão virtual e não tem quaisquer escrúpulos!

Neste caso só resta ao autor proteger a sua obra e valer-se dos seus direitos, denunciando o caso. Se esta situação acontecer no Blogger, deve reportar abuso. Encontrei a forma de o fazer detalhadamente, neste site Dicas Para Blogs. Se for noutro site, ou em redes sociais é só clicar no local que diz Reportar Abuso, ou Denunciar. Todos os sites possuem este botão.

Mas para evitar que o conteúdo do seu blog seja plagiado, você pode tentar impedir que copiem as suas postagens. Este link ensina a bloquear a cópia do texto e neste link, ensina bloquear o botão direito do rato.

Para registar o seu blog, basta aceder ao site My Free Copyright e registar gratuitamente.

A razão pela qual estou a fazer esta postagem, é porque recentemente dois amigos meus blogueiros foram vítimas de plágio Van do blog Retalhos do Que Sou e o Bicho do Mato. Eles pediram educadamente aos plagiadores para corrigirem e colocarem a fonte, ou para retirarem as suas obras de lá, (blogs e redes sociais). No entanto, alguns não só não retiraram como também ignoraram os apelos. Felizmente que os casos estão nas mãos de autoridades competentes.

Eu também fui vítima de plágio, foi 5 meses depois de criar o blog. O ladrão virtual plagiou o meu livro, fazendo plágios de vários poemas meus que ainda nem havia postado no blog, um deles até tinha o título e parte do texto alterado. Tentei entrar em contacto com a pessoa, através dos comentários identificando-me como a autora das poesias que se encontram no livro. Pedi-lhe educadamente para corrigir o erro cometido. Mas foi inútil, a pessoa em questão ignorou o meu pedido e removeu o meu comentário. Então fiz o que qualquer autor faz nestas situações e denunciei o caso à minha editora, depois avisei a plagiadora e esperei. Em poucos dias, ela retirou os poemas e ficou tudo resolvido.

Portanto, vou deixar a dica de como não plagiar. Sempre que encontrar algum texto, ou poesia de que goste não faça qualquer alteração. Deixe estar como está, lembre-se de que não é seu. Revele sempre as fontes, que é o nome do livro, ou do site e nome do autor. Também pode pedir autorização ao autor para publicar no seu blog, assim fica tudo bem. O autor fica feliz por ver os seus escritos não só apreciados, como divulgados e você também fica bem porque o seu cantinho virtual ficou lindo com o trabalho do seu autor favorito.

PLÁGIO É CRIME E É PUNÍVEL PELA LEI!!

Abraços,

Cris Henriques

12 comentários:

  1. Apoiadíssima amiga..
    Não custa nada né? Achou bonito.. copia.. mas dê os devidos créditos ao autor.. que passou horas ali pensando o que dizer, se inspirando..
    Amei o post..

    Ai que eu fiquei curiosa agora...
    1° de setembro.. é o aniversário do seu blog? Ou é o seu?
    Eita que to curiosa.. rsrs
    Ainda bem que já é depois de amanhã..
    Eu sou um poço de ansiedade menina rsrs

    Beijinhos
    Sheila

    ResponderEliminar
  2. Bela dica para se proteger deste mal. Para quem faz sua própria obra é ruim ser roubado.

    ResponderEliminar
  3. Pois é plágio é crime e vejo uma impunidade enorme por aqui. Essa disseminação e reprodução facilitada que tem pela net, causa essa onda e as pessoas que fazem isso se sentem intocadas, já que usam na sua maioria pseudônimo e falso perfil. Basta sair daqui e abrir outro espaço ali e continuar do mesmo jeito.
    Não ao plágio, cada um escritor tem sua história nada bonita sobre o assunto.
    bjks doces!

    ResponderEliminar
  4. Oi Cris
    Então, agradeço sua visita tão querida e oportuna ao meu site e sinceramente gosto de vim até aqui no seu e me deliciar com suas linhas
    Ah !! Eu nunca escrevi e nem penso em escrever um livro, pois com certeza teria que ter um tempo maior pra me dedicar a ele
    Sendo, uma sexta-feira de paz

    Abraços,
    RioSul

    ResponderEliminar
  5. Olá Cris,
    bom dia,
    narrado excelente!
    os "Plagiadores"
    são uma verdadeira praga, mas é muito difícil de erradicar.

    você postou um post muito interessante.
    Desejo-lhe um ótimo fim de semana
    beijos

    (Espero que você entenda o meu Português)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia minha amiga CRIS!
    Ao chegar agora ao teu blog, como tenho feito sempre que o tempo me permite, fiquei imensamente feliz pelos motivos de você estar divulgando um site que protege os blogueiros e ao mesmo tempo mostrando blogs plagiados e demostrando assim seu carinho e atenção para com seus amigos vítimas de plágio.
    Eu te agradeço em nome deles: Da VAN e do BICHO DO MATO, esse, estive com ele ontem e pude ver e sentir como tudo isso o deixou "pra baixo", triste e inseguro a ponto de não mais querer postar...
    É pena que isso esteja acontecendo no meio blogueiro.
    PARABÉNS minha amiga! Teus textos estão excelente!
    Um beijo da amiga
    Ivany

    ResponderEliminar
  7. Chato demais mesmo ter seu trabalho copiado sem créditos e como disse usarem como se fosse deles. Por isso que aconselho os poetas como vc, minha irmã Escritora de Artes , registrarem tudo, pois caso alguém tente roubar a justiça pode ajudar.
    Tudo que posto no blog dou os créditos apesar que os textos, contos e assuntos são de minha autoria, agora as imagens se sei o site coloco a origem, só não dou os créditos se recebo limagens por e-mail ai é complicado, mas imagem normalmente é livre salvo alguns casos de fotos, mas escrito é completamente diferente.

    ResponderEliminar
  8. Olá querida amiga, que post bem informativo, é um belo puxão de orelha a estes plagiadores, Não é nada digno fazer uma coisa destas.Fico muito triste com isso, tem tantas pessoas maravilhosas no blog,tanto talento e existe aqueles que na surdina vem e vão e levam sem ao menos comentar, bom e desde quando ladrão avisa que vai roubar, só eu mesma.
    Amiga obrigada pelo carinho por se preocupar, Meu espirito esta mais tranquilo e tudo vai ficar bem.
    Linda recordação de seu amor, adorei a imagem, me chamou muito atenção.linda rosa...que belo lugar seu jardim... Beijinhos...
    Entendi direito temos aniversario dia primeiro? Vivaaaaaa

    ResponderEliminar
  9. Oi Cris,
    Eu não sei se é hoje ou amanhã, pela diferença de tempo,
    mas desejo a você um ótimo dia!
    parabéns!

    um presente
    http://rickyelvikingo.blogspot.com.ar/p/imagenes.html

    ResponderEliminar
  10. Olá, Cris.
    Muito obrigado pelas dicas (eu inscrevi meu blog lá no link mas não tenho certeza se funcionou).
    Acompanhei o drama da amiga Van (uma das poetisas mais incríveis que conheço aqui na blogosfera) que teve diversos poemas roubados.
    Realmente é muito triste que existam pessoas que façam isso por má fé e preguiça mesmo.
    Abraço, Cris.

    ResponderEliminar
  11. Eu penso que na web seja praticamente impossível evitar o plágio, mesmo bloqueando o copy and paste, basta pessoa fazer um screen capture e digitar. Sim, há gente para tudo.
    O registro é muito importante, não publico uma linha sem registrar, no entanto, ainda não tive problemas com plágio, estou sempre conferindo no copyscape, parece que meus textos não são muito atraentes aos plagiadores, ainda bem! ahahaahaha.
    Mas já vi muitos casos de plágio no Blogger e, felizmente, ao contrário do Facebook que costuma ignorar denúncias, o Blogger é muito eficiente, basta ter evidências que o conteúdo e até mesmo o blogue do plagiador é excluído rapidamente.

    ResponderEliminar
  12. Da um jeito nesse layout plxxx

    ResponderEliminar

Olá!

Seja bem-vinda/o ao blogue O Que O Meu Coração Diz.

Fique à vontade para deixar o seu comentário. Se for a primeira vez que me visita deixe com a sua mensagem o nome e o link do seu blog para que eu possa retribuir a sua visita.

* Os comentários deste blog devem falar acerca das respectivas postagens.

* Os comentários serão todos moderados e ficarão visíveis após revisão.

* Comentários ofensivos serão imediatamente apagados.

Obrigada pelo seu comentário e pela visita.

Beijos e abraços para todos,

Cris Henriques
(Autora do livro «O Que O Meu Coração Diz», criadora e administradora do blogue.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tradutor do Google

Acerca das imagens do blog...

Algumas imagens contidas no blog foram colocadas nas postagens apenas para ilustrar o conteúdo, dando-lhe mais beleza. Essas imagens foram encontradas no navegador Google e estão inseridas noutros sites, ou blogs. Se alguma dessas imagens for sua, peço que me informe pelo Formulário de Contacto, ou pelo meu e-mail para que eu a possa retirar e substituir.

Conversor Tipográfico

From:
To:
Result:
UnitConverter.org - the universal assistant for all of your unit conversion needs.

Recebe Grátis a Newsletter

Adiciona o teu Em@il para receberes as actualizações:

Enviado por FeedBurner

DigNow